quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Primeira Pincelada.

Artist Portrait

Meu Primeiro Post.....

Queria começar fazendo menção honrosa a um dos maiores pintores da história da humanidade:
William Adolphe Bouguereau.
Vocês não imaginam como
 fico irascível quando,em conversa sobre grandes pintores,todos falam em Picasso,Van Gogh,Munch....Lembram de todos impressionistas,expressionistas,futuristas e tantos "istas"que empestiaram a humanidade no início do século XX.
Não quero ater-me em bate-boca sobre a academia e as vanguardas,reconheço a importância dessa ultima e até admiro vários trabalhos,até mesmos os de Dali,embora tenha descaso ao surrealismo e sua aproximação pérfida com as loucuras da psicanálise.Longe de mim querer entender ou criar polêmicas com o sagrado reino das artes!Falo,não como crítico,mas como admirador.

Bouguereau(1825-1905) nasceu e morreu na frança.Apesar do inegável talento,sempre foi modesto e preocupado com o futuro das artes,sua base era fundamentalmente acadêmica, e sobre essa base que ele procurou solidificar as estruturas de seu legado.Suas obras oscilavam primorosamente entre o misticismo(beirando a profanação)religioso e o bucólico cotidiano.Conseguia transformar pobres camponesas,descalças e flageladas,em modelos perfeitos e belos para um novo quadro.Na simplicidade construia o reino da imaginação, onde a miséria dava lugar ao belo e transparente.Nesse aspecto foi artista singular, conseguindo com extremo talento, técnica e uma dose de divinização transformar a 
percepção de quem via seus quadros.  

Sem mais discursos proselitistas,não teria retórica para argumentar sobre os rumos das artes
 modernas,mas eis ai o motivo das minha desesperança com o contemporâneo,consegues ver?Não falta expressão,não deixa de remeter impressão nessa jovem Willinista,se tiveres imaginação
 aguçada,caro leitor,consiguirás ir para o campo surreal olhando para esse Oil on canvas chamado "Au Bord du Ruisseau".Isso sem contar na qualidade da imagem,que não ficaria atrás das modernas máquinas digitais e seus sei-lá-quantos pixels.Sem precisar recorrer a aberrações artísticas esdrúxulas que ninguém entende o significado,e são verdadeiros tecidos de Hans Christian,onde só os inteligentes conseguem admirar.Sugiro então que perdoem minha mente limitada ou que olhem uma vez mais para as obras de Bouguereau....simplicidade e perfeição.



Adentrando o tempestuoso e tortuoso caminho da religião,convido-os para partilharem comigo da outra face,e não menos brilhante,de William Adolphe.Nesse ponto sugiro que deixem seus dogmas e gnosticismo de lado e procurem ver e sentir com liberdade,sem ficar preso no laço hediondo do cristianismo e sem as garras ferozes e(perdoem-me)atrozes dos seus deuses.
Resumindo,tirem suas conclusões sem precipitação,sejam agnósticos no momento da contemplação,certamente podem ter interpretações melhores e mais elaboradas que as minhas,por isso prefiro manter minha voz calada e não dar
 palpites definitivos, apenas "sugestões",tem gente que há de discordar,e
 porque não??discordem,embora ei de considera-los laxistas perfeitos.....

The Flagellation of Christ
Ah!!"O flagelo de cristo",cena incrivelmente detalhistas,nos leva a crer que o pintor estava participando realmente,imaginar todas as expressões e idéias de movimento cênico já caracteriza um enorme feito.Fico pensando na sensação de ser um mártir para uma humanidade podre e desleal...será que cristo se arrependeu?até consigo sentir o estalar do chicote nas costas do pobre homem,"que seja feita a vontade de Deus"...mas detenho-me novamente nas expressões dos retratados,Jesus parece ser o que menos se incomoda na cena,os olhos pro alto,procurando o pai que o deixou ficar naquela situação,talvez seu sofrimento fosse recompensado.Tenho cá minhas dúvidas. 



L'Amour et Psyche, enfants
Na ultima leva Willinista,os adoráveis anjos,arcanjos,querubins e cupidos...criaturas espirutuais dotadas de feições humanas,exceto em um ponto,precisamente á baixo da barriga e acima as coxas...o sexo!!!
apesar de carinhosos,qual o sexo dos anjos,porque retratá-lo se a própria igreja não o determina?mas isso não é o ponto chave da obra...o ponto chave é...é....falta-me inspiração para justificar meus pensamentos,contudo até esse inocente quadro me leva ao sarcasmo desmedido...talvez não seja o objetivo...talvez não seja o fim...talvez!




Encerro meu monólogo esperando apenas que esse artista fenomenal não cai no ostracismo pelo tempo,a própria humanidade perderia com isso.Repito que não sou contra as novas manisfestações culturais,mas o classicismo acadêmico não deve morrer,sem adeptos ou admiradores...temos inteligência para fazer e conhecer tudo que nos cerca,precisamos utiliza-la!!e que os grandes se tornem indeléveis.


se quiserem conhecer mais sobre as obras de William Bouguereau:

Um comentário:

  1. Muito bom W Bouguereau!

    Beirando profanação?
    Imagino que nessa época (séc XIX) isso já era quase moda, estoucerto ou perdido no tempo?
    Se bem que penso ser apenas a opinião dele, sem se ater a dogmas religiosos.
    Incrível como ele transfoorma a pobre fagelada em "À Borda do Córrego (?)".
    Mas não vou além mesmo da simplicidade, afinal nem consigo ir muito mais longe...Admiro só por isso... Perfeição? Bem, ele é melhor que eu, ushushushushu.

    Já disistir em falar "aja como agnósticos na comtemplação", poucos realmente conseguem..
    Mas massa esse 2o quadro..

    Não percebi essas genitais... O.O'
    Mas a pintura é quase um teste...

    É isso!!!
    Lutemos para que os grandes (como ele, Tesla...) não caiam dessas forma.
    Não tenho conhecimento algum para impedir no campo da arte, e nem sei se isto é válido para ela, mas parece haver uma certa proscrição vindode rivais...

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