
1965
1- Like a rolling stone
2 - Tombstone Blues
3 - It takes a lot to laught, it takes a train to cry
4- From a buick 6
5 - Ballad of a thin Man
6 - Queen Jane approximately
7- Highway 61 revisited
8 - Just like a Tom Thumb's Blues
9 - Desolation row
Sou mais do que suspeito pra falar de Bob Dylan, fã numero 1, 2 ,...1000. Um pouquinho do contexto desse Disco :
Em 1962 Dylan lança seu primeiro album, praticamente despercebido pela mídia, continha apenas canções populares americanas(folk) e quase nada de sua autoria. Em 63 sai o segundo disco "The freewheelin" totalmente autoral, com Dylan tocando violão e gaita, esse Lp marca a sua presença no universo folk, dando uma vaga para o cantor-compositor no famoso festival folk de Newport. No festival, ele passa a ser a principal atração, o tom de protesto contra as guerras e a injustiça social numa época de turbulência americana o transformam na "voz da geração", sendo assim exaltado pela crítica. Outros dois discos folk vieram em 64 tornando-o o maior compositor da época, criando repertório para cantores de protesto por todo mundo, o newport festival de 64 é praticamente seu, com Dylan sendo ovacionado em todas as apresentações, tornando-se fenômeno mundial depois de turnês pela europa.
Em 1965 porém, os inúmeros fãs se surpreendem com o disco "Bringing it all Back home" onde Dylan aparece com uma banda de rock, colocando guitarra, baixo e bateria em algumas faixas, apesar de ainda manter-se um esquema folk, o tema de protesto é praticamente esquecido dando lugar a baladas de vagabundos errantes e crises existencias e amorosas como em Mr. Tamburine man.E então alguns meses depois chega as lojas Highway 61 revisited, totalmente elétrico,para desespero dos fãs, O disco marca o festival de 65 onde Dylan é vaiado e causa confusão com os produtores que queriam um cantor folk, não uma banda de rock. O engraçado é que as vaias são apenas enquanto as "músicas elétricas" são executadas, quando o cantor retorna ao palco apenas com o violão em mãos, a ovação é devastadora.
Apesar da oposição ao novo estilo, a crítica elogia muito o disco e com o tempo os fãs são forçados a se acostumarem . Não é para menos , esse disco conta com a música mais influente de todos os tempos, Like a rolling stone. Além de verdadeiras obras primas como Ballad of a thin man e a longa balada surrealista Desolation row, a verdade é que com esse disco Dylan se torna mais famoso que os Beatles em plena fase de Beatlemania, e o próprio Jhon Lennon adimitia que era influenciado pelas composições Dylanescas.
Em resumo, esse é apenas o 4 º melhor disco de todos os tempos.
uahhuahuahuahuauhahuuhauha
ResponderExcluirSabia que Bob Dylan não ia ficar de fora de sua lista!...
Beixei esse cd ae. Ver se escuto =P
Realmente é vontade.
E o tempo já foi muito cruel comigo...
Já tá me consumindo a alma (assim como outras vezes).
Valew mesmo vei!
Por onde anda? Nunca mais nos falamos...
finalmente alguma coisa "nova" hihihihihihih...
ResponderExcluirtalvez nesse cd ele ainda não esteja com um tumor na garganta... =PPP vô até dá uma olhadinha nas músicas =DD
bjos meu príncipe filósofo! ^^